{Café com autores} - Tatiane Nascimento - Livros e Sussurros

{Café com autores} - Tatiane Nascimento

Publicado em domingo, 20 de agosto de 2017


Olha que delicia, a autora de Corações Ardentes respondeu algumas perguntinhas sobre seu livro e carreira, bora conferir ?! 😍😍😍




Tatiane, 2017

L&S: Qual foi o maior desafio ao escrever seu primeiro livro?

TATIANE: A confiança de que está fazendo um bom trabalho. Quando se está dando os primeiros passos, não tem como impedir aquela sensação de que alguma coisa esta errada. Você fica se perguntando se é isso mesmo, ou se não devia ser de outra maneira.
Mas com forme o tempo vai passando, e se ganha pratica esses medos vão passando. Claro que sempre haverá aquela duvida se o seu trabalho está ficando bom, mas isso faz parte.


L&S: Qual é a história dos seus livros ?

TATIANE: Bom nesse meu primeiro livro, eu escrevi sobre um amor que a principio parecia impossível. Um amor que cresceu em meio a desconfianças, dores, e raiva.
A historia se passa nas Terras Altas, Escócia. No século XII, em meio à disputa entre clãs, Evelyn (a protagonista) se vê obrigada a aceitar um casamento com o homem responsável pela morte de seu pai. Tudo para que os dois clãs pudessem formar uma aliança, e enfim haver paz.
Movida por seu senso de responsabilidade ela aceita a união. Mas o que não esperava era que seu futuro marido, não era o monstro que imaginava. Por trás daquela aparência dura, e brusca, havia um homem que faria seu coração bater mais forte.
Essa historia mostra que as aparências enganam, e que nem sempre as coisas são como parecem.

L&S: Qual é o gênero que você mais escreve?

TATIANE: Meu gênero preferido é o romance, principalmente o histórico ou de época.

L&S: Quando perceberam que o seu destino era ser escritora?

TATIANE: Primeiro eu descobri meu amor pela leitura. Tudo graças a minha professora de literatura, que passou um livro para lermos, no qual teria uma prova baseada no próprio livro. Confesso que no começo eu achei aquilo muito chato, mas conforme eu ia lendo, foi me prendendo pela historia, e quando dei por mim estava viciada no livro.
Assim eu descobri a leitura, e comecei a catar tudo que era livro e historias para ler. Foram vários os livros que li, até chegar nas fanfic’s. Ali eu descobri um mundo novo, até que um dia eu me peguei pensando, “ e se eu escrevesse uma também”. Assim eu escrevi minha primeira fic, que claro ficou horrível rsrsrs Cheio de erros ortográficos, de enredo e desenvolvimento. Mas mesmo assim ela foi muito importante para mim, pois foi meu ponta pé inicial nesse mundo.
Depois dela escrevi varias outras, e com forme fui ganhando pratica e confiança, decidi me desafiar ainda mais. Foi assim que decidi escrever meu primeiro livro, e percebi que era isso que eu queria fazer da minha vida.

L&S: De onde vem os personagens? De alguma forma se relacionam com alguém que conhecem?

TATIANE: Na verdade eles vêm das minhas experiências em leitura. Todos aqueles mocinhos apaixonantes que nos conquistam. E um pouco de conhecidos, algumas características, ou trejeitos.
Você se pega observando mais as pessoas, e isso acaba te influenciando na criação de um personagem.

L&S: Qual o seu livro e autor favorito? Guiam-se por eles na escrita de seus livros?

TATIANE: Essa é uma pergunta difícil, são varias que eu admiro e sou apaixonada por seus trabalhos. Mas se tiver que escolher alguém, escolheria Nora Roberts e Julia Quinn.
Eu diria mais que me inspiro do que me guio. Sabe aquela sensação de ler uma boa história, e querer você mesma escrever algo tão bom quanto isso? É essa a sensação que tenho, sempre que leio um dos livros dessas escritoras incríveis.

L&S: Enquanto esta escrevendo, partilham a história com alguém para pedir conselhos?

TATIANE: Sim, tenho uma amiga que me ajuda muito, ela também é escritora. Sempre que escreve alguma parte importante eu envio para ela dar uma olhada.
Então ela me da dicas do que pode melhor, e aquela revisão básica nos erros, que sempre passam despercebidos.

L&S: Quanto tempo demorou a escrever seu livro?

TATIANE: Meu primeiro livro levou mais de um ano para ser escrito, isso porque sempre tinha algo para mudar, então tinha que apagar e fazer de novo. Sem falar que também depende do tempo que se disponibiliza para escrever.

L&S: Como surgiu a ideia de produzir o livro?

TATIANE: Depois de escrever varias fic’s, quis me desafiar a fazer algo diferente. No começo era só um desafio, algo para mim mesma. Mas depois de alguns incentivos, principalmente por partes da minha família decide publica-lo.

L&S: Alguma personagem tem um pouco mais da sua personalidade? Qual?

TATIANE: Eu acho que a Evy tem muitas partes de mim. Sua insegurança, teimosia.
Já a Emma é bem parecida comigo. Assim como ela não tenho muita facilidade em me arriscar,

L&S: Você sempre foi escritora? Como surgiu a vontade de escrever profissionalmente?

TATIANE:  “Corações Ardentes” foi minha primeira experiência como escritora profissional. E a sensação de dever cumprido que senti quando vi o trabalho final, me deram a certeza de que essa era a carreira que gostaria de seguir.

L&S: Qual foi a maior dificuldade encontrada ao escrever os livros?

TATIANE: Conseguir colocar no papel tudo que estava na minha cabeça, na hora de se escrever você precisa de uma ordem de acontecimentos, não pode simplesmente sair escrevendo tudo que se vem a mente.
Foi preciso pegar todas essas ideias, e ir intercalando elas de uma maneira que ficasse bem desenvolvida, assim a historia poderia fluir bem.

L&S: Quais dicas você dá para quem quer iniciar a carreira de escritora?

TATIANE: Não desista, mesmo que você sinta que não está fazendo um bom trabalho, persista até o fim.

L&S: Quais são os amores e as dores dessa profissão?

TATIANE: O maior amor que tenho, e ver todo aquele mundo, e personagens que criei ganharem vida.
E as piores dores, com certe, é o reconhecimento. É muito difíceis conseguir uma publicação. Tem vezes que você pensa que não é bom o bastante, e que talvez fosse melhor desistir.  



Entrevistador: Joyce Almeida


Nenhum comentário:

Postar um comentário