{RESENHAS LITERÁRIAS} - Biblioterapia - Marli Savelli - Livros e Sussurros

{RESENHAS LITERÁRIAS} - Biblioterapia - Marli Savelli

Publicado em sexta-feira, 15 de maio de 2020

Livro Biblioterapia | Marli Savelli | Editora Albatroz - Editora ...Título: Biblioterapia
Autora: Marli Savelli
Gênero: Poemas (encontre + aqui)
Editora: Saramago
Ano : 2020
Páginas: 406 páginas
Nota: ✮✮✮✮✮ / Excelente

Sinopse :

Como o próprio título de capa sugere, o livro apresenta temáticas variadas, não seguidas por uma linha cronológica das publicações da autora, mas uma antologia agrupada por seus sentimentos e variações em comum. A escritora é minimalista, os textos não denotam dificuldades durante o processo de de- codificação, o que pode levar o leitor acreditar que se trata de uma obra sem profundidade, no entanto, é exatamente o contrário, o que declara é um ponto de partida para uma reflexão acerca da vida e de Deus. Os versos geralmente são livres e não há preocupação com rimas, mas busca valorizar detalhes aparente- mente sem importância e de invisibilidade cotidiana, dando-lhes uma coloração poética ao imperceptível, fragmentos de sua vivência e ambiência, inclusive de relação familiar, e outras situações simples e até doméstica, como uma lista de compras. Manuel de Barros, dizia: “fazer o desprezível ser prezado é coisa que me apraz.” Isso somado a uma religiosidade explícita, um olhar voltado para o espiritual e o sagrado, na procura em conhecer a essência do ser, o desconhecido eu, composto de uma parte carnal e outra etérea, lado a lado com a teologia da libertação e salvação proposta nas igrejas, tendo o poema ou prosa, uma forma de apregoar a Palavra, orar e conversar com Deus. E ainda fala do tempo, que não para e sempre deixa suas marcas no corpo, na mente e na alma de cada um de nós, uma reflexão sobre a efemeridade da vida.


Resenha:

Primeiramente ao começar esta resenha devo ressaltar, a poesia é muito mais que um gênero literário, versos estruturados e harmoniosos, e não relato isto apenas para os poetas que já sabem, mas, aos amantes de poesia e aqueles que amam e ainda não sabem, pois, a poesia é uma manifestação de beleza, sentimentos e lembranças,  é aquilo que te comove, te arrasta a um lugar intocado na alma, a poesia desperta inúmeros sentimentos, desde a angústia ao amor.


Logo no inicio a Autora, deixa a nós uma explicação do que é o livro para ela, e acredito que esta frase resume toda a obra:
"Aqui estão os meus anos, os meus dias, as minhas horas, os meus sonhos, os meus sonos, os meus despertares, o meu dom, o meu talento, a minha vida [...] Escrevi chorando, sorrindo, cantando, orando, amando ..."
Biblioterapia, é um livro com 406 páginas dividido em 30 livros e 1 anexo, onde á centenas de poemas, todos os poemas já escritos pela autora Marli Savelli, são poemas que carregam mais que beleza, sentimentos e lembranças, carregam a palavra de Deus de uma forma harmoniosa e leve, mas não se engane, cada pequeno poema conta uma historia, a qual te toca na alma, nota-se logo no início do Livro "Deus te fez especial"  no primeiro poema "Um dia especial"

"Eu sentia a dor de um luto
 Daí Deus veio e me presenteou um
Arco íris 
E, onde era só pó,deu-se o encantamento"

Esse poema me despertou o sentimento de esperança, a possibilidade de novos caminhos para situações difícieis, de que coisas boas sempre viram, apenas devemos confiar e ter fé. 
Para cada pessoa atingira de uma forma, basta ler, parar e pensar, a mim este poema contou uma historia maior que este pequeno verso, e isto me fez pensar nas historias por trás de cada palavra de cada poema deste livro. Houve poemas onde eu parei e pensei "Poxa, como ela sabe?" era como se a autora soubesse cada linha, cada pensamento que se passava em minha consciência, talvez eu seja muito sensível ou a autora é simplesmente maravilhosa, eu acredito na segunda opção, mas deixo que vocês me contem depois!

"Deus te cuida e deseja que você se cuida!
Mulher poderosa, virtuosa, valorosa, vitoriosa
Entre as rosas és a mais formosa!"
(Mulher Linda)


É assim que me sinto ao terminar de ler "Biblioterapia", fui puxada a conhecer uma alma, tão parecida como tão diferente a minha, que me fez sentir de tudo um pouco, me fez refletir, pensar e repensar, foi literalmente uma terapia, que recomendo a todos.




Resenhista : Joyce Almeida

Fonte: Editora Albatroz / Livro cedido pela autora 

2 comentários: